Conheça os países que mais vezes medalharam no Judô em Olimpíadas


O Judô é um dos esportes olímpico desde 1964 (em Tóquio!). A modalidade vem consagrando atletas com o passar dos anos. Fora o Brasil, que está na nona colocação, outros três países se destacam dos demais, pelo número de medalhas conquistadas nos Jogos dentro desse esporte.

A nação que lidera as estatísticas é o Japão, onde o esporte foi criado. Nomes como Tadahiro Nomura e Masashi Ebinuma se destacam, em um país conhecido por criar fenômenos nessa modalidade. Ao todo, os asiáticos possuem 72 medalhas olímpicas no Judô.

Logo em seguida, aparece a França. O país possui aquele que é considerado o melhor judoca na atualidade, o peso-pesado Teddy Riner (foto), invicto há mais de sete anos e campeão olímpico em Londres 2012. “Big Ted”, como é conhecido, e seus compatriotas tem um total de 44 pódios nos Jogos.

Na terceira posição, está a Coréia do Sul. Atualmente, quatro judocas do país do extremo oriente lideram os rankings mundiais em suas categorias de peso, entre as sete existentes: Won Jin Kim (60 kg), Baul An (66kg), Changrim An (73kg) e Dong Han Gwak (90kg). A nação têm um total de 40 medalhas olímpicas obtidas.

País-sede dos Jogos Olímpicos deste ano, o Brasil ganhou quatro medalhas na última edição, com Felipe Kitadai (bronze), Rafael “Baby” (bronze), Sarah Menezes (ouro) e Mayra Aguiar (bronze). Espera-se agora que o país, que possui 19 medalhas em competições olímpicas, possa continuar a viver seus dias de glória.

 

(Foto: Reprodução/Facebook Teddy Riner)


4 de março de 2016