Conheça Tadahiro Nomura, um dos maiores nomes do Judô de todos os tempos


Todo atleta tem seu ídolo, aquele em quem se espelha e empenha para chegar ao mesmo nível. No caso do judoca Eric Takabatake, essa admiração é por Tadahiro Nomura, também da categoria ligeiro. Considerado um dos melhores judocas da história, Tadahiro é o único tricampeão olímpico do judô, de forma consecutiva. (Atlanta 1996, Sydney 2000 e Atenas 2004).

Nascido em Koryo, Nomura foi criado em uma família onde o Judô sempre esteve presente. Seu avô criou uma academia local, seu pai foi técnico no esporte e seu tio, Toyokazu Nomura, foi medalhista de ouro nas Olimpíadas de 72.

O judoca também é conhecido pela sua habilidade de aplicar e decidir lutas com o Seoi Nage, um dos golpes de queda de quadril mais conhecidos.

Na conquista de sua primeira medalha, nos Jogos de Atlanta 96, Tadahiro foi uma grata surpresa. Derrotou nomes fortes da época, como o russo e campeão mundial Nikolay Ozhegin e o italiano Girolamo Giovinazzo na grande final.

Quatro anos depois, em Sidney, o japonês recebeu sua segunda medalha de ouro ao bater o coreano Jung Bu-Kyung por Ippon, aplicando uma Uchi Mata aos 14 segundos de luta.

Em Atenas 2004, Nomura era amplamente favorito para a conquista de seu terceiro ouro consecutivo, bem diferente de sua situação em Atlanta. Justificando o favoritismo, ganhou sua terceira medalha ao derrotar o georgiano Nestor Khergiani, por pontos.

Além do tri-olímpico, Tadahiro Noruma também possui um campeonato mundial em seu currículo, conquistado em 1997. Em 2015, o judoca fez sua última luta profissional na cidade de Hyogo (JPN), antes de se aposentar oficialmente dos tatames.

Foto: Allsport/Getty Images


13 de novembro de 2015