Desafio chegando


As seleções de judô de Brasil e Colômbia que se enfrentarão na segunda-feira, 22, no Super Desafio BRA desembarcaram no sábado em Florianópolis e já seguiram para São José, local da competição, onde iniciaram a preparação para disputa. À tarde as equipes conheceram o ginásio do Centro Multiuso e já realizaram um primeiro treinamento com cerca de 20 atletas da Federação Catarinense de Judô e na manhã de domingo encerraram a preparação com uma última atividade no tatame.

“Esses treinos serviram para tirar a ansiedade, olhar um pouco a adversária e entrar no clima do desafio”, explica a peso-leve (57kg) Tamires Crude, que participa pela primeira vez de um Super Desafio BRA. “É legal participar de um evento como esse, uma experiência diferente, oportunidade muito boa.”

A adversária de Tamires será a experiente Yadinis Amaris, de 31 anos, que em maio deste ano conquistou a medalha de bronze no Campeonato Pan-Americano de Edmonton, no Canadá. Além dela, a Colômbia escalou o ligeiro John Futtinico, o leve Christopher Franco, a médio Diana Velasco e o médio Pedro Castro. Com exceção de Franco, todos os colombianos estarão na disputa dos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015, que acontecem em julho, assim como os brasileiros Alex Pombo e Maria Portela.

“Para nós é muito importante estar aqui fazendo essa preparação com um dos melhores judôs das Américas. O Brasil sempre foi um rival muito forte, um adversário a ser alcançado e, nesse sentido, o Desafio vai servir para examinar nossos atletas e observar em que nível eles estarão para os Jogos Pan-Americanos”, resumiu o técnico colombiano, Baudilio Hernandez.

Essa é a vigésima edição do Super Desafio, que acontece desde 2006. Para 2015, além do confronto contra o Equador no início de junho e este contra a Colômbia, estão previstos mais quatro duelos mistos. O evento faz parte do projeto Brazil Judo World Tour que realiza disputas internacionais pelo país difundindo a prática do judô e aproximando ainda mais os ídolos do esporte aos torcedores brasileiros.

Veja os confrontos do Super Desafio BRA Brasil Colômbia:

Ligeiro (60kg): Eric Takabatake (BRA) x John Futtinico (COL)
Leve (57kg): Tamires Crude (BRA) x Yadinis Amaris (COL)
Leve (73kg): Alex Pombo (BRA) x Christopher Franco (COL)
Médio (70kg): Maria Portela (BRA) x Diana Velasco (COL)
Médio (90kg): Eduardo Bettoni (BRA) x Pedro Castro (COL)

Por: Confederação Brasileira de Judô


22 de junho de 2015