miguel

Judô é a única modalidade que trouxe medalha para o Brasil desde os Jogos de 1984, Los Angeles


O judô é a única modalidade que trouxe medalha para o Brasil em todas as edições dos Jogos Olímpicos desde 1984. Ao todo foram 19, sendo 3 ouros, 3 pratas e 13 bronzes.

Em Los Angeles, o Judô brasileiro levou 3 medalhas. Os brasileiros Luiz Onmura e Walter Carmona ganharam bronze. Já nas Olímpiadas de 1988, Douglas Vieira levou a prata, na categoria meio-pesado. Em Seul, em 1988, o Brasil só conquistou uma medalha no judô, o primeiro ouro do país, com Aurélio Miguel, na mesma categoria.

Nos Jogos Olímpicos de Barcelona, 1992, o único medalhista foi Rogério Sampaio, com o ouro. Em 1996, em Atlanta, dois judocas conquistaram tentos para o Brasil. Henrique Guimarães e Aurélio Miguel ganharam o bronze, nas categorias meio-leve e meio-pesado, respectivamente.

Em Sydney 2000, Carlos Honorato e Tiago Camilo conquistaram a prata, nas categorias médio e leve, respectivamente. Em Atenas 2004, mais dois judocas brasileiros levaram medalhas, Flávio Canto e Leandro Guilheiro trouxeram o bronze.

Nas Olimpíadas de Pequim 2008, pela primeira vez uma atleta mulher ganhou medalha no judô. Ketleyn Quadros conquistou o bronze, na categoria leve. Além dela, Tiago Camilo e Leandro Guilheiro também saíram com o bronze. Na última edição, Londres 2012, a modalidade trouxe mais medalhas na história do Brasil nos Jogos, com o total de quatro. Os vitoriosos foram: Rafael Silva, Felipe Kitadai e Mayra Aguiar conquistaram bronze e Sarah Menezes o ouro.

Na foto: Judoca Aurélio Miguel, Ouro em Seul


8 de abril de 2016