Mais uma convocação


A Confederação Brasileira de Judô divulgou nesta quinta-feira, 02, a lista dos 18 atletas convocados para representar o Brasil no Campeonato Pan-americano de Judô, que acontecerá entre os dias 22 e 26 de abril, na cidade canadense de Edmonton. E a equipe vai com força máxima para a disputa. De acordo com os critérios de classificação, foram convocados os nove judocas brasileiros melhores ranqueados pela Federação Internacional de Judô em cada naipe (masculino e feminino).

Na edição de 2014, em Guaiaquil, Equador, a seleção voltou para casa com o título da competição após conquistar sete ouros, quatro pratas e cinco bronzes, no individual, além de um ouro e uma prata nas disputas por equipe.

Apesar da hegemonia brasileira, a competição conta com seleções fortes como Cuba e Estados Unidos, que trazem em seus elencos medalhistas olímpicos e mundiais como Jose Armenteros (CUB), Idalis Ortiz (CUB), Maria Celia Laborde (CUB), Marti Malloy (EUA) e Kayla Harrison (EUA), possíveis adversários dos brasileiros Luciano Corrêa, Rochele Nunes, Sarah Menezes, Rafaela Silva e Mayra Aguiar, respectivamente.

Em 2015, o Campeonato, que distribui 400 pontos e vale como a sexta pontuação no ranking mundial, será mais um termômetro para os nossos judocas na preparação para os próximos grandes desafios do ano como os Jogos Pan-americanos de Toronto e o Campeonato Mundial de Astana.

“É um Campeonato importante e estratégico do ponto de vista de ranqueamento por ser uma competição com valoração alta”, explica Ney Wilson, gestor de Alto Rendimento da CBJ. “É também uma avaliação mais real dos nossos adversários nos Jogos Pan-americanos de Toronto.”

Concentração e treinamento em Lauro de Freitas-BA

Antes de embarcar para o Canadá, os convocados passarão uma semana concentrados no recém-construído Centro Pan-americano de Judô, em Lauro de Freitas, na Bahia, realizando treinamento de campo ao lado de judocas das seleções de base da CBJ. O período, que vai do dia sete ao dia 12 de abril, será a última fase de preparação dos judocas antes do Campeonato Pan-americano. No dia 21 de abril a delegação embarca rumo à competição.

Veja abaixo a lista completa dos convocados:

60kg: Felipe Kitadai – Sogipa/RS
60kg: Eric Takabatake – EC Pinheiros/SP
66kg: Charles Chibana – EC Pinheiros/SP
73kg: Alex Pombo – Minas Tênis Clube/MG
81kg: Victor Penalber – Instituto Reação/RJ
90kg: Tiago Camilo – EC Pinheiros/SP
100kg: Luciano Corrêa – Minas Tênis Clube/MG
+100kg: David Moura – Instituto Reação/RJ
+100kg: Rafael Silva – EC Pinheiros/SP

48kg: Sarah Menezes – Associação Expedito Falcão/PI
52kg: Érika Miranda – Minas Tênis Clube/MG
57kg: Rafaela Silva – Instituto Reação/RJ
63kg: Ketleyn Quadros – Minas Tênis Clube/MG
63kg: Mariana Silva – Minas Tênis Clube/MG
70kg: Barbara Timo – Flamengo/RJ
70kg: Maria Portela – Sogipa/RS
78kg: Mayra Aguiar – Sogipa/RS
+78kg: Rochele Nunes – Sogipa/RS

Texto: Confederação Brasileira de Judô


2 de abril de 2015