Eric 6

Retrospectiva 2016 – Eric Takabatake


Marcante. Essa é a palavra que define bem o ano de 2016 do judoca Eric Takabatake. Foi de longe um dos mais vitoriosos de sua carreira, dado o número de pódios que conquistou.

Inicialmente, o objetivo do atleta era representar seu país no Rio 2016. Para isso, começou o ano forte, já que para aumentar suas chances, deveria ser o brasileiro mais bem colocado no ranking mundial em sua categoria.

O passo inicial foi no Grand Prix de Havana (CUB), território conhecido do brasileiro, já que havia conquistado a prata dois anos antes, e não poderia ter começo melhor. Eric garantiu o ouro, para alegria total de seus colegas e treinadores na Seleção.

A competição seguinte, o Aberto Europeu de Oberwart, na Áustria, foi um indício de que tudo caminhava para um excelente desfecho. O judoca mostrou atuações maduras para chegar até o pódio e terminar com o bronze.

A afirmação da boa fase se deu no Campeonato Pan-americano. Novamente, o brasileiro foi coroado com o bronze. Até aqui, havia conquistado três medalhas no primeiro semestre.

Com os resultados obtidos, Eric se tornou o brasileiro mais bem colocado no ranking mundial. Porém, no ato da convocação, acabou não sendo selecionado. Mas nem tudo é tristeza, com a notícia, o judoca se focou ainda mais em conquistar bons resultados até o fim deste ano.

No Troféu Brasil Interclubes, sua primeira disputa depois do Rio 2016, Eric teve uma atuação convincente, mostrando que qualquer ressentimento ou angustia haviam ficado para trás. A medalha de ouro foi a maior prova disso.

Já no fim da temporada, foi chamado para participar do Grand Slam de Abu Dhabi, um dos mais tradicionais e concorridos na modalidade. Eric era um dos cabeças de chave e por isso iniciou na competição na segunda rodada. Foi batendo adversários fortes até chegar a grande final, quando acabou sendo derrotado pela diferença de uma punição. Com isso, obteve a prata e seu primeiro pódio em um Grand Slam.

Eric contabilizou cinco medalhas neste ano, o maior número desde que iniciou sua carreira como profissional.


8 de dezembro de 2016