Grand Slam de Tóquio


Eric Takabatake disputou nesta sexta-feira (5) sua última competição internacional em 2014, o Grand Slam de Tóquio. O judoca da categoria ligeiro (até 60kg) venceu suas duas primeiras lutas, mas acabou eliminado nas oitavas de final diante do francês Vincent Limare.

“Não fico feliz com o resultado, porque estava me sentindo muito bem para lutar e acabei perdendo contra um atleta que tinha condições de ganhar. Mas isso faz parte do judô, agora é analisar meus erros para não cometê-los mais”, comentou Eric logo após sua apresentação.

Em sua primeira luta, Eric dominou o judoca Abdulaziz Albashi, da Arábia Saudita. Após aplicar um Waza-ari, o brasileiro acertou um belo golpe e venceu a luta por ippon com 3min56s de luta.

No segundo duelo, foi a vez de Eric enfrentar o atleta Orkhan Safarov, do Azerbaijão. Em cinco minutos de luta, o judoca do Brasil conseguiu vencer após pontuar com um Yuko e um Waza-ari, enquanto seu adversário não teve nenhum golpe contado.

Na terceira luta do dia, válida pelas oitavas de final, Eric enfrentou o francês Vincent Limare. Em uma disputa amarrada, nenhum dos judocas conseguiu pontuar e a vitória do judoca da França veio pela contagem de duas penalidades do brasileiro, contra apenas uma sua. Como não chegou às quartas de final, Eric não teve o direito de pegar repescagem para tentar brigar pelo bronze.

O primeiro dia de competições em Tóquio teve também a medalha de bronze conquistada por Rafaela Silva. No segundo dia de competição, o Brasil será representado por Alex Pombo (73kg) e Victor Penalber (81kg). As lutas começam às 22 horas desta sexta no Brasil e o bloco final às quatro da manhã de sábado. O SporTV, o Bandsports e o Esporte Interativo transmitem.

Eric Takabatake tem apoio de Ministério do Esporte, Confederação Brasileira de Judô, Esporte Clube Pinheiros e Exército Brasileiro.

Fotos: Marcio Rodrigues/MPIX/CBJ


22 de dezembro de 2014