Entenda a diferença entre Campeonato, Copa e Jogos Pan-Americanos


Com os Jogos Pan-Americanos de Lima se aproximando, muitas pessoas começam a acompanhar os esportes de perto e diversas dúvidas aparecem. Na última semana, entre os dias 25 e 28 de abril, Eric Takabatake disputou o Campeonato Pan-Americano de Judô e no dia 22 de maio irá participar da Copa Pan-Americana de Judô. Agora a pergunta, qual a função de dois torneios similares no período de um apenas um mês.

 

As duas competições rendem pontos ao Ranking Mundial e ao Ranking Continental, o qual servirá como referência para a seleção dos nove melhores judocas de cada categoria que irão classificar para os Jogos Pan-Americanos de 2019. Após a disputa do Campeonato Pan-Americano deste ano, o brasileiro Eric Takabatake ocupa a quarta colocação no Ranking Continental, com 300 pontos. O décimo colocado, primeiro judoca fora da área de classificação, está com 192 pontos.

 

A Copa Pan-Americana será a última competição para tentar a classificação para os Jogos Pan-Americanos e renderá 200 pontos para o vencedor.


3 de maio de 2019